frete grátis acima de R$200 \o/

0

sua sacola está pelada

pode fazer exercício menstruada? respondemos esta e outras questões sobre o assunto

Durante o ciclo menstrual, passamos por uma série de mudanças hormonais e, por isso, é normal sentir indisposição, dores no corpo e na cabeça, e inchaço. Não à toa, muitas se perguntam se pode fazer exercício menstruada. A princípio, sim, mas é importante tomar alguns cuidados extras. Vamos juntas para entender melhor?

“afinal, posso fazer exercícios menstruada?”

Sim, amiga! Você pode fazer exercício menstruada se a sua cólica não é daquelas insuportáveis que te deixam na cama. Caso essa seja a sua realidade, é fundamental procurar um médico para descobrir a causa e apostar no devido tratamento.

No entanto, se os incômodos são suportáveis, o melhor é lutar contra a indisposição, colocar aquele look fitness confortável e fazer atividade física durante a menstruação. Dessa maneira, é possível obter alguns benefícios e minimizar os típicos desconfortos do período menstrual.

mau humor e estresse? não necessariamente!

Sabe quando bate o estresse do nada? Ou a vontade de chorar mesmo sem motivo aparente? Nesses momentos, é normal correr até a cozinha para encontrar um chocolate. Não que comer um docinho seja pecado, mas, nesse caso, a prática esportiva também pode ser uma aliada.

Além disso, a ginecologista Priscila Hime, do Hospital Samaritano Paulista, alerta que “o esforço físico durante a menstruação não deve ser suspenso, uma vez que sua prática aumenta a liberação da endorfina e dopamina, hormônios associados às vias neurais do prazer.”

xô, cólica!

Agora você já sabe que pode fazer exercício menstruada, entretanto, a melhor notícia vem a seguir: é possível diminuir a intensidade das cólicas! Pois é! “Durante a atividade física liberamos hormônios com características opioides e anti inflamatórias, atuando nas vias de dor”, comenta Hime.

“posso manter a intensidade habitual dos treinos?”

E aí, já se convenceu de que pode fazer exercício menstruada? Em relação à intensidade habitual dos treinos, não existe uma regra. Tudo vai depender de como você estiver se sentindo. Se estiver com muita cólica, o ideal é diminuir a intensidade, se estiver se sentindo bem, pode manter o treino habitual, ok?

E se você sente muita cólica, além de diminuir a intensidade, vale também focar mais no aeróbico e ir com calma na musculação. A corrida, por exemplo, é um dos exercícios para fazer menstruada.

Contudo, se você integra o time das sortudas que não sofrem muito com os efeitos colaterais da menstruação, então é possível seguir normalmente com as atividades. Entretanto, vale consultar o seu médico ginecologista e conversar com o treinador! Ou seja, caso tenha dúvidas mais específicas, é importante contar com a orientação profissional.

“devo ter algum cuidado extra?”

É bom fazer exercícios menstruada, porém, o ideal é tomar alguns cuidados e precauções extras para não ter surpresas durante o treino. Portanto, sempre tenha uma nécessaire com itens de higiene pessoal, como os lencinhos íntimos e uma pantys reserva, por exemplo.

Além disso, para fazer as atividades com mais segurança e conforto, que tal apostar nas calcinhas absorventes da Pantys? Nesse caso, indicamos a hot pant e a dreamer. Elas são ideais para quem tem o fluxo intenso e, por serem ainda mais resistentes, são boas opções para usar durante a realização dos exercícios físicos.

Ambas possuem tecnologia patenteada no forro, isto é, são super absorventes, impermeáveis, e ajudam a eliminar as bactérias e os fungos causadores do mau cheiro e das infecções. A dreamer, especificamente, também é indicada para ser usada durante o sono.

E quando o assunto é fazer exercícios menstruada, vale ressaltar que, ao usá-las, o melhor é optar por shorts ou calças mais larguinhas, certo? Assim elas não marcam a peça de cima e, além de ter mais conforto e segurança durante os treinos, também é possível garantir estilo! Conte com a gente nessa jornada de autoconhecimento! <3


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Priscila Hime - CRM164 084

Instagram: @dra.priscilahime

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.