frete grátis acima de R$200 \o/

0

sua sacola está pelada

entenda o significado da cor da menstruação e os sinais do seu corpo

A cor da menstruação tem variado durante o fluxo? Relaxa, amiga, sem grandes preocupações! Isso acontece com vááárias de nós e, na maioria das vezes, é super normal.

Há basicamente dois fatores que explicam a alteração de cor do sangue da menstruação. O primeiro ponto a entender é que o sangue apresenta uma reação ao oxigênio, fator que faz com que a água evapore, tornando a pigmentação ainda mais concentrada e, consequentemente, mais escura.

O segundo ponto que pode alterar a cor da menstruação é o tempo que o fluxo leva para sair do útero e chegar até a abertura da vagina, percorrendo o colo do útero e, em seguida, todo o canal vaginal.

Nesse caso, se o sangue passa por esse caminho mais rapidamente, é provável que ele chegue à calcinha com um tom mais vivo. No entanto, se ele demora um pouquinho mais, pode ser que adquira uma tonalidade mais fechada, com uma cor semelhante ao vinho ou ao bordô.

Até aqui tudo tranquilo? Então vamos entender juntinhas e mais a fundo as cores da menstruação e seus significados? O vermelho vivo e o vermelho fechado são sinais que está tudo bem, mas o tom alaranjado, rosado ou cinza pode ser um sinal de alerta do nosso organismo. Vem saber o porquê, vem ;)

vermelho vivo: sem preocupações, está tudo bem

A cor da menstruação vermelho claro é mais comum em mulheres que têm um fluxo mais intenso, sabe? Isso acontece porque o volume é alto, por isso, o sangue chega mais rápido à calcinha e é bem parecido com a tonalidade que ele tem quando está lá no útero. Ou seja, sem motivo para preocupações ;)

vermelho escuro ou marrom: geralmente aparece no comecinho ou no final do fluxo

Se você já se deparou com um borrão vermelho escuro ou marrom (parecido com borra de café) na calcinha, pode ficar tranquilinha, não há motivos para preocupação. Isso pode acontecer tanto nos primeiros dias da menstruação como nos últimos.

Além disso, o vermelho mais fechado também pode ser uma característica do escape, quando ocorre um leve sangramento fora do período menstrual, sendo mais comum em quem faz uso das pílulas anticoncepcionais.

rosa: vale a pena investigar

O escape pode adquirir um tom rosado por dois motivos. O primeiros deles é quando algumas gotas de sangue se unem às secreções do dia a dia, que são mais clarinhas. Nesse caso, se rolar uma vez ou outra, sem problemas. Mas caso ocorra frequentemente, vale procurar o seu ginecologista, combinado?

Vale ressaltar que o escape rosado também pode ser um sinal de nidação, que é o processo de início de uma gravidez, mais especificamente quando o embrião é fixado nas paredes do útero. Mas nem por isso deixa de ser um alerta, já que o sangramento no início da gestação sempre merece atenção. Por isso, de qualquer modo, o melhor é procurar ajuda médica.

laranja: pode ser um sinal de alerta

Se a cor da menstruação surge com um tom alaranjado, é hora de falar com o seu ginecologista, viu, amiga? A razão para essa mudança de tonalidade pode ser explicada a partir da mistura de uma secreção amarelada, que geralmente é sinal de infecção, com o fluxo.

Nesse caso, vale a pena prestar atenção em outros possíveis sintomas, como cheiro forte e dor pélvica, por exemplo, que reforçam a suspeita da formação de um quadro de infecção.

cinza: pode indicar infecção

A cor da menstruação com um tom mais puxado para o cinza também pode ser um alerta para infecções. Dessa maneira, também vale a pena prestar atenção nos outros sinais citados anteriormente, como o mau cheiro, a dor pélvica e até mesmo a febre.

e quando o sangue vem em pedaços?

Além de procurar saber a cor da menstruação normal, também é importante conhecer mais sobre o sangramento que vem em “pedaços”. Esses coágulos podem se formar a partir de um desequilíbrio hormonal capaz de alterar as camadas do útero, tornando-as mais grossas e dando origem aos pedacinhos de sangue.

Porém, esse tipo de sangramento também pode ser um sinal de disfunções nos níveis de vitamina, anemia, endometriose ou mioma. Por isso, caso a sua menstruação desça em pedaços recorrentemente, procure a opinião de um especialista. E não se esqueça: estamos juntas nessa jornada de autoconhecimento <3


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Laura Bernardes. CRM: 166 087

Instagram: @dralaurabernardes

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.