amiga, você tem facilidade em parar?

amiga, você tem facilidade em parar?

blog-pantys-de-uma-pausa

Num mundo cada vez mais hiperconectado, as fronteiras de onde começa e termina o trabalho ficaram ainda mais nebulosas. Mas quando a gente fala em pausa, a gente não está falando só sobre dar aquele stop necessário no trabalho, não. Estamos falando também de abrir espaço na agenda — e na cabeça! — pra não fazer nada. Sim, é um desafio e tanto, mas deve ser prioridade por aí e a gente conta o porquê.

Você se lembra da última vez que realmente esteve presente no momento? Sem estar scrollando eternamente o feed do Instagram, sem pensar naquela entrega de trabalho ou nas demandas familiares? Muitas das vezes, mesmo quando paramos, ainda assim, não conseguimos desconectar. Acontece que a pausa tem um papel importantíssimo na nossa vida.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 33 milhões de brasileiros sofrem com a síndrome de Burnout, esgotamento físico e mental intimamente ligado à vida profissional. Quando não paramos, adoecemos. E se pausamos, do trabalho e corremos para a internet, ainda há riscos: nosso cérebro não está preparado para lidar com a enxurrada de informações, dados, novidades, produtos e serviços que pulam da tela direto para nossos olhos.

Quando a gente se permite parar de verdade, os benefícios são imensos — tanto pra saúde física quanto pra saúde emocional. Criamos espaço de contemplação, ficamos mais relaxadas, mais atentas e observadoras. Conseguimos alimentar um lugar de paz, se a gente simplesmente pausar e prestar atenção na respiração. Pode ser cinco minutos ou vinte, pode ser dando uma caminhada no quarteirão ou lendo aquele livro de poesia na rede. Pode ser tomando um café no jardim ou olhando o pôr-do-sol da janela do prédio.

A pausa é democrática: ela está acessível e disponível ali, diariamente, para todo mundo. Basta que você se conecte com você mesmo e desconecte-se dos ruídos todos lá de fora que tentam distraí-la. Promete que vai tentar? :)



últimos posts

você sabe o que é interseccionalidade? | pantys
você sabe o que é interseccionalidade?

entender isso é essencial para a construção de um mundo mais justo. mas, se você está confusa e se perguntando como reconhecer as diferenças que temos pode auxiliar na conquista da igualdade, a gente explica.

ler mais >
já escutou sua amiga hoje? | pantys
já escutou sua amiga hoje?

escutar, aberta e genuinamente, é uma forma de regar o vínculo que temos com outras de nós. é um jeitinho de acarinhar quem está falando com o que temos de melhor a oferecer: nosso tempo.

ler mais >
7 dicas de como cuidar do seu lixo na quarentena | pantys
7 dicas de como cuidar do seu lixo na quarentena

Oi, tudo bem? Aqui é a Fe Cortez, do Movimento Menos 1 Lixo. Já estamos beirando os quase seis meses de cenário pandêmico no país. Mais tempo em casa significa aumento de lixo. Vamos bater um papo sobre isso?

ler mais >

cool. absorbing. obvious.