É normal a menstruação atrasar? Vem saber mais sobre seu corpo

é normal a menstruação atrasar? vem saber mais sobre seu corpo

Se você chegou até aqui porque está preocupada para saber se é normal a menstruação atrasar, já te adiantamos: é sim, amiga! Por aqui, vamos conversar e desmistificar motivos que influenciam o nosso ciclo menstrual. Afinal, mulheres do futuro sabem que é importante ficar atenta aos sinais do corpo e entendê-los, certo? Então, vamos lá!

por que a menstruação pode atrasar?

A menstruação nada mais é que o início de um ciclo caracterizada pela saída de sangue pela vagina que acontece quando um óvulo é liberado, mas não é fecundado pelo espermatozoide. Neste momento ocorre a descamação do endométrio (camada mais interna do útero) que se exterioriza na forma de sangramento menstrual.

Porém, há diversos fatores (internos e externos) que exercem diferença nesse processo, por isso, podem ocorrer dúvidas sobre quantos dias é normal a menstruação atrasar.

E além dos fatores que pode alterar o ciclo entre um mês e outro, é importante ressaltar que isso também muda de pessoa para pessoa, conforme aponta a ginecologista Priscila Hime, do Hospital Samaritano Paulista “como a menstruação é guiada por alterações hormonais, nem toda mulher apresenta ciclos iguais às outras”.

”Existem aquelas que vão menstruar mais de uma vez por mês, outras que vão menstruar apenas uma vez e algumas que não menstruarão todos os meses”, completa.

Isso acontece porque o nosso corpo desenvolve um processo fisiológico que pode levar de 28 até 35 dias.Então, vale dizer que não é porque a sua amiga tem um tipo de menstruação que você terá o mesmo. Somos todas únicas!

Na prática, somos guiadas pela liberação ela liberação de dois hormônios que são liberados pela hipófise: FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante). Desta forma, o desequilíbrio desses hormônios provoca a antecipação ou o atraso da menstruação e a dúvida se é normal a menstruação atrasar e quantos dias.

quais são as fases do ciclo menstrual?

Você sabia que o ciclo possui duas fases? Isso mesmo! A primeira delas é a folicular, quando acontece a ovulação. Já a segunda é a lútea, estágio em que ocorre o sangramento. Por isso, nosso humor, corpo e até nossa autoestima variam ao longo do mês. Vamos juntas na missão de saber mais sobre cada etapa?

1. Fase folicular: o início deste é caracterizado pela ovulação e quem comanda esse momento é o estrogênio. Nessa fase, o folículo se desenvolve e o endométrio se alarga no útero.

Feito isso, vem a ovulação, que ocorre no 14º dia antes da menstruação. Neste dia, assim como os 3 anteriores e os 3 posteriores englobam o seu período fértil. Isso significa nível de estrogênio atingiu seu volume máximo, provocando o rompimento de um folículo maduro e a consequente liberação do óvulo.

2. Fase lútea: Após a ovulação, acontece uma reorganização das camadas do folículo que ovulou, dando origem ao corpo lúteo. Este é o principal produtor da progesterona, hormônio indispensável para esta fase que dura até a menstruação.

Em seguida, quando não ocorre a fecundação, o corpo lúteo involui e os níveis de estrogênio e progesterona diminuem. Assim, ocorre o sangramento, caracterizando o período de menstruação. Nesse momento, conte com as calcinhas menstruais da pantys para curtir os dias se sentindo segura, confortável e sequinha! :)

é normal a menstruação atrasar quantos dias?

Agora que você entendeu um pouco melhor o que está acontecendo dentro do seu corpo, podemos conversar sobre os fatores que impactam no seu ciclo. Aqui, falamos tanto dos fatores diretos como indiretos.

As dicas abaixo funcionam após descartada a possibilidade de uma gravidez, que é a principal hipótese em casos de atraso, tudo bem? Para isso, o ideal é realizar um teste que identifica a presença do hormônio beta-HCG.

saiba mais sobre os motivos

Tanto a ansiedade quanto o estresse excessivos são capazes de liberar hormônios que podem influenciar na secreção daqueles que falamos anteriormente, o FSH e o LH, assim alterando o ciclo menstrual.

Já se você tomava pílula anticoncepcional e interrompeu recentemente, o seu ciclo irá se ajustar com o tempo. Consulte um ginecologista para entender o comportamento do seu corpo e como ele irá se adaptar :D

O mesmo vale para uso de medicamentos que alteram o funcionamento. “Caso a mulher faça uso de pílulas anticoncepcionais, corticóides, antidepressivos, imunomoduladores, dentre outros, é possível que ela apresente atraso no ciclo menstrual. Nesse caso, o melhor é procurar um médico”, afirma Hime.

Outro motivo é se você aumentou a frequência de atividades físicas ou mudou de peso. A gente sabe que tudo isso acontece, mas, caso a mudança de rotina ou do número da balança tenha sido drástica, isso também pode interferir na sua produção hormonal.

Além disso, existem algumas patologias que podem levar ao atraso menstrual ou até mesmo à amenorréia (quando a menstruação fica mais de 3 meses sem vir). Dentre elas podemos citar a Síndrome dos Ovários Policísticos, alterações da glândula tireóide e da secreção de prolactina” comenta Hime.

“Por isso, é sempre importante consultar a sua ginecologista e estar com os exames de rotina sempre em dia”, conclui.

quantos dias a menstruação pode atrasar: dá para dizer?

Assim como os motivos são muitos, quantos dias a menstruação pode atrasar também varia de mulher para mulher. Os atrasos menstruais superiores a 10 dias não são normais. Porém, cabe aqui lembrar que os ciclos menstruais podem variar de mulher para mulher, sendo necessário avaliar os fatores acima citados.

Por isso, a melhor dica de amiga é consultar um especialista para saber até quantos dias é normal a menstruação atrasar conforme os seus sintomas e dar atenção aos sinais do corpo. Ele fala com a gente e nos conta coisas, às vezes, que passam despercebidas na rotina. Vamos cuidar umas das outras? Estamos juntinhas nessa missão! <3


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Priscila Hime - CRM: SP 164 084

Instagram: @dra.priscilahime

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.